Novo decreto reabre bares, amplia horário do comércio e de shoppings, mas não libera áreas de lazer

Áreas de lazer como o Lago Igapó continuam com o acesso restrito até o dia 5 de outubro / Marlon Gatti

A Prefeitura de Londrina divulgou novo decreto com regras relativas à prevenção do contágio do novo coronavírus. As medidas foram divulgadas após o término de 14 dias das restrições impostas ao funcionamento de bares, praças e parques da cidade.

Durante o período de proibições, a Guarda Municipal fez mais de 1,1 mil atendimentos e vários estabelecimentos foram multados.

A administração municipal justificou as medidas porque 51,44% dos pacientes diagnosticados com a Covid-19 em Londrina são jovens de 18 a 39 anos.

Os dados, segundo a Secretaria de Saúde de Londrina, mostram que em consequência do fechamento dos bares, parques e áreas de lazer de Londrina durante duas semanas, a transmissão do vírus diminuiu significativamente no munícipio.

“Isso prova que os pontos críticos de transmissão não são o comércio, as lotéricas, os shoppings e o transporte público. As pessoas usam máscaras nestes locais e permanecem pouco tempo neles. Os locais de risco são as baladas, as festas, os eventos em chácaras e os jogos de futebol. Os frequentadores desses eventos, que são em sua grande maioria jovens, ficam aglomerados por horas nestes lugares, sem usar máscaras”, destacou o prefeito Marcelo Belinati, ao divulgar em live o novo decreto.

A partir desta sexta-feira (25/9) os bares estão autorizados a reabrir, mas vão precisar seguir as orientações da Secretaria de Saúde e não poderão receber mais de 50% do número total de pessoas que têm capacidade para acomodar.

Como punição, os estabelecimentos que não seguirem as orientações de saúde serão fechados por uma semana.

A partir de segunda-feira (28/9), outros setores também vão ser beneficiados com o novo decreto. O comércio de Londrina passa a funcionar das 10 às 17h, de segunda a sexta-feira.

E aos sábados, os estabelecimentos ficarão abertos das 9 às 13h. Os shopping centers vão poder ficar abertos de segunda a sexta-feira, das 11 às 22h.

Os parques, praças e áreas de lazer do município continuam interditados com previsão de liberação para o dia 5 de outubro.

As festas em chácaras seguem proibidas, com multa de R$ 10 mil para quem desrespeitar a regra.

De acordo com o secretário de Saúde, a decisão de estender em uma hora o horário de funcionamento do comércio foi tomada com base em critérios técnicos, médicos e científicos.

“Os monitoramentos feitos pelos infectologistas e epidemiologistas da rede municipal mostraram que não houve alteração dos índices de contágio nos sábados em que o comércio funcionou em horário estendido. Isso mostra que os comerciantes estão respeitando os procedimentos de saúde e os estabelecimentos comerciais não são locais de risco”, pontuou Felippe Machado.

“Os resultados que tivemos nos últimos dias mostram claramente que as medidas que tomamos contribuíram para diminuir a intensidade da pandemia. Para que possamos continuar em uma situação de estabilidade, é preciso que todos os londrinenses sigam as orientações básicas como usar máscaras, manter a distância dos outros e lavar as mãos frequentemente com álcool gel”, alertou o prefeito.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Londrina Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.